quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Visto americano ampliado




Advocacia com sustentabilidade.

Prazo de visto de brasileiros para EUA deve aumentar para 10 anos


Os senadores aprovaram na quarta-feira (24) a extensão do prazo do visto de brasileiros para os Estados Unidos de cinco para dez anos. A medida já tinha sido aprovada pela Câmara dos Deputados e, para entrar em vigor, o decreto legislativo precisa ser promulgado pelo presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP).

A proposta é parte do acordo bilateral aprovado no dia 11 de fevereiro pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), sob a forma do Projeto de Decreto Legislativo 1034/09.

A novidade vai valer para pedidos de autorização de entrada no país estrangeiro, seja para viagens de turismo ou negócios. O mesmo ocorre para cidadãos norte-americanos que viajarem ao Brasil.

O acordo firmado entre EUA e Brasil prevê também a ampliação da validade do visto também para os norte-americanos que visitarem o território brasileiro.

O relator do projeto e presidente da CRE, Eduardo Azeredo (PSDB-MG), defendeu que o acordo é destinado "a facilitar o fluxo de viajantes entre os dois países, com a adoção de medida de caráter prático e que irá beneficiar significativos contingentes de pessoas, obrigadas a constantes deslocamentos entre os dois países".

Há dez anos o visto para os Estados Unidos tinha validade de dez anos, quando o prazo caiu pela metade.

Fonte: www.espacovital.com.br

2 comentários:

  1. De fato, parece facil adquirir visto americano, principlamente quando se vai para turismo. Mas, infelizmente nem tudo são flores, a burocracia que o brasileiro tem que cumprir é humilhante. Fila, calor, fora os entrevistadores com sotaque que não te entendem e que te julgam, dizendo em alto bom som que NÃO vou liberar seu visto, pq vc vai permanecer nos EUA. Falam com tanta garantia e certeza que não tem como esfregar declarações e mais comprovantes para provar sua inocência, uma vez falado, não tem mais chances de retorno. Sendo que você queria apenas vinte dias para ver um irmão, um tio, um pai....Infelizmente os bons pagam pelos maus, e descrevo minha indignação pelo simples fato de que "eles" também mandam no Brasil, e se houvesse tanta burocracia e humilhação assim para os norte-americanos virem para o Brasil, já seria uma notícia de grande alívio para as pessoas como eu que só queriam ter a chance de viajar, conhecer e passear. Agora me digam, existe algum mal disso, algum motivo de desconfiança? Pode dizer que isso é muito mais discriminação do que justiça.

    ResponderExcluir
  2. Tb anoto minha indignação contra a indústria dos vistos americanos, autorizada pelo Governo Brasileiro. É dificil entender o porquê da maioria das recusas, que julgo que se traduz apenas no lucro obtido. Como entender que no Consuldao de São Paulo, onde atendem por volta de 1000 pessoas por dia, cobrando o equivalente a R$ 300,00 por pessoa, para prestar um (des)serviço que sujeita o cidadão brasileiro a toda sorte de humilhação, como as já retratadas pela Fábia, e VC NÃO TEM O DIREITO DE SABER AS RAZÕES DA RECUSA E MUITO MENOS A DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO E NOSSO GOVERNO NADA FAZ. CALCULEM O LUCRO FÁCIL! SÃO 1000 PESSOAS, EM MÉDIA, POR DIA. E A RECUSA DOS VISTOS É ENORME. ABSURDO. ELES PENSAM QUE SABEM TUDO E PIOR O NOSSO GOVERNO RESPEITA-NOS MENOS DO QUE ELES, EIS QUE ADMITEM A ENTRADA DESSES YANKES EM NOSSO PAÍS COM TAMANHA FACILIDADE, SEM QUE HAJA RECIPROCIDADE DE TRATAMENTO.

    ResponderExcluir